Instalando o Wine no Ubuntu e derivados


Caso você precise rodar aplicativos do Windows no Ubuntu, aprenda neste tutorial: como instalar o Wine no Ubuntu e derivados para você executar seus aplicativos do Windows no Linux.

{tocify} $title={Conteúdo}

O que é o Wine?

O Wine ("Wine is Not an Emulator" ou "Wine não é um emulador") é um software de código aberto e livre. Criando uma layer de compatibilidade capaz de rodar/executar programas desenvolvidos para o Windows em sistemas operacionais compatíveis com POSIX, como Linux, FreeBSD, Solaris e Mac.

Em teoria, o Wine permite que aplicativos feitos para o sistema operacional Microsoft Windows sejam executados nativamente em outros sistemas operacionais.

Fundado em 1993, sob a coordenação de Bob Amstadt como uma maneira de suportar a execução de programas do Windows 3.1 em ambientes Linux.

Como instalar o Wine em Ubuntu e derivados

Para instalar o Wine no Ubuntu e derivados com o suporte para receber futuras atualizações automaticamente, siga os passos abaixo:

Passo 01. Abra o terminal (você pode usar as teclas Ctrl+Alt+T)
Passo 02. Ative o suporte a fontes de 32bits e https como ainda não tenha com o comando abaixo:

sudo dpkg --add-architecture i386 && sudo apt install apt-transport-https {codeBox}

Passo 03. Faça o download e a instalação da chave do repositório com o comando abaixo. Você precisa digitar a senha do usuário (a senha não vai aparecer nenhum caractere por motivo de segurança, mas pode digitar normalmente e dar Enter.

wget -O - https://dl.winehq.org/wine-builds/winehq.key | gpg --dearmor | sudo tee /usr/share/keyrings/winehq-archive.key{codeBox}

Passo 04. Agora baixe e adicione o repositório apt do site winehq e mv para o diretório '/etc/apt/sources.list.d'. Faça isso com um único comando abaixo. Importante! Para Linux Mint e outros sistemas baseados no Ubuntu, é necessário substituir $(lsb_release -sc) pelo codinome do Ubuntu (por exemplo, focal, bionic, jammy ...) em que seu sistema é baseado.

wget -O - https://dl.winehq.org/wine-builds/ubuntu/dists/$(lsb_release -sc)/winehq-$(lsb_release -sc).sources | sudo tee /etc/apt/sources.list.d/winehq-$(lsb_release -sc).sources {codeBox}

Passo 05. Faça a atualização do gerenciador de pacotes com o comando abaixo:

sudo apt update {codeBox}

Passo 06. Faça a instalação do Wine usando o comando abaixo:

sudo apt install winehq-devel {codeBox}

Passo 07. Abra a caixa de diálogo de configurações e instale os módulos ausentes, se solicitado.

winecfg {codeBox}

Passo 08. Agora você pode fazer a instalação de arquivos .exe do Microsoft Windows no Ubuntu, para isso, basta clicar com o botão direito e escolher a opção "Abrir com o Wine Windows Program Loader" para iniciar a instalação. Quando instalado com sucesso, você pode encontrar o programa em seus aplicativos.

Desinstalado o Wine

Se por algum motivo, você deseja remover o Wine do Ubuntu e derivados, siga os passos abaixo:

Passo 01. Abra o terminal (você pode usar o atalho Ctrl+Alt+T)
Passo 02. Para remover o pacote do Wine, use o comando abaixo:

sudo apt remove --autoremove winehq-devel {codeBox}

Passo 03. Para remover o repositório apt, você precisa remover a fonte, é simples, execute o comando abaixo:

sudo rm /etc/apt/sources.list.d/winehq*.sources {codeBox}

Conclusão

Agora que você viu como instalar o Wine no seu Ubuntu e derivados, você pode rodar seus aplicativos favoritos do Windows na sua nova distribuição Linux.

Leia também:

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem