Instalando o Google Chrome no Ubuntu



Se você está migrando para o Linux e quer instalar o navegador Google Chrome em seu novo sistema, aqui está o tutorial para você instalar a última versão estável do Google Chrome no Debian, Ubuntu e derivados.

{tocify} $title={Conteúdo}

O que é o Google Chrome?

Desenvolvida pela Google, o Chrome é o navegador web mais utilizado no mundo. Baseado no navegador de código aberto Chromium que também é a base para outros navegadores. Porém, o Chrome possui vários recursos próprios.

Inicialmente, o Chrome foi projetado e desenvolvido com o visual minimalista, baseado em componentes de código aberto da Apple, como o motor de renderização Webkit.

A partir da versão 28, o Chrome começou a utilizar seu próprio motor de renderização desenvolvido pela Google, o Blink veio substituir o Webkit.

Como instalar o Chrome no Ubuntu e derivados

A instalação do Chrome no Ubuntu e derivados é bastante simples, acesse a página de download do projeto e clique no botão "Fazer o download do Google Chrome". Escolha o formato deb e clique em "Aceitar e Instalar".

Após o download ser concluído, abra o pacote deb baixado com o gerenciador de pacotes. Dê dois cliques no pacote e depois clique no botão "Instalar".

Instalando o Chrome no Ubuntu e derivados pelo repositório

Se você prefere usar o temrinal para instalar o Chrome no Ubuntu e derivados usando o repositório oficial, siga os passos abaixo.

Passo 01. Abra o terminal (você pode usar o atalho Ctrl+Alt+T);
Passo 02. Verifique se seu sistema é 64 bits com o comando:

uname -m {codeBox}

Passo 03. Caso ainda não tenha o repositório, adicione ele usando o comando:

sudo sh -c 'echo "deb [arch=amd64] http://dl.google.com/linux/chrome/deb/ stable main" >> /etc/apt/sources.list.d/google.list' {codeBox}

Passo 04. Agora faça o download e importação da chave do repositório com o comando:

wget -q -O - https://dl.google.com/linux/linux_signing_key.pub | sudo apt-key add - {codeBox}

Passo 05. Faça a atualização do gerenciador de pacotes com o comando:

sudo apt-get update {codeBox}

Passo 06. Faça a instalação do Google Chrome com o comando abaixo:

sudo apt-get install google-chrome-stable {codeBox}

Como remover o Google Chrome do Ubuntu e derivados

Caso precise remover o Chrome do Ubuntu para usar outro navegador ou reinstalar, essa tarefa é bastante simples, usando apenas um comando, veja abaixo:

sudo apt-get remove google-chrome-stable {codeBox}

Conclusão

Seguindo todos os passos presente neste tutorial, você agora está com um navegador moderno e seguro instalado em seu Linux. Faça um bom proveito!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem